Tel: (21) 2557-3542     |     Webmail     |     Webmail Pastores

You Tube

Assine nossa newsletter

Últimas notícias

Vídeo em destaque

Introdução

"Coube aos Metodistas o terem compreendido, explanado e defendido, mais de perto, restaurando esta grande verdade do Evangelho, após ter estado por muitos anos quase perdida e esquecida." (Sermões de Wesley, Vol I, pg 220).

Textos Bíblicos:

• Rm 8:14-16 - O Espírito de Deus mostra nossa filiação;
• Lc 18:9-14 - A diferença entre a certeza da salvação e a segurança de um "estado espiritual conveniente";
• Mt 25:36-46 - A alegria do cristão pode ficar obscurecida pelas provações. Não deixará porém de existir e de se manifestar depois;
• Gl 4:6 - Deus fala de maneira direta e imediata a nós.

2 - O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO:

O testemunho do Espírito é uma impressão íntima feita sobre nós, pela qual o Espírito de Deus testifica diretamente ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Passamos a ter consciência de que Cristo nos ama e deu-se a si mesmo por nós; e que todos os nossos pecados são cancelados. Estamos, então, conciliados com Deus.

Este testemunho precede nosso amor a Deus e a santidade de vida, bem como o testemunho de nosso próprio espírito que somos filhos de Deus. É a partir da tomada de consciência, da certeza íntima e profunda de que fomos perdoados e reconciliados com Deus porque Ele nos amou primeiro, sem que merecessemos isto, é que acontecem as outras coisas: o amor a Deus e o nosso próprio testemunho.

Durante muitos anos John Wesley não teve esta consciência: ele duvidava de haver sido totalmente perdoado e de ser filho de Deus. O testemunho do Espírito é imediato e direto (Gl 4:6); não é resultado de reflexão ou argumentação. Ele nos faz crer e permitir que a vida, a partir daí, seja vivida pela fé em Cristo, que nos ama e morreu por nós. Ele nos faz chamar a Deus de "Pai"como a criança que depende e espera tudo de seus pais. Ele ainda nos dá a certeza de que só é possível nossa justificação perante Deus, pelo que seu filho sofreu por nós.

3 - O TESTEMUNHO DO NOSSO PRÓPRIO ESPÍRITO:

Do mesmo modo que temos conciência de que estamos vivos, podemos ter a evidência de que somos filhos de Deus, quando descansamos nesta certeza; quando percebemos que amamos a Deus e nos alegramos em fazer sua vontade.

"O testemunho do nosso espírito manifesta-se em termos da íntima convicção, evidenciando, acima de toda dúvida razoável, a realidade de nossa filiação divina"(Sermões de Wesley, vol I, pg 207).

A certeza da salvação, a segurança do perdão, a absoluta confiança de que o sacrifício de Cristo nos reconcilia com Deus, nos dá uma paz que ninguém e nada no mundo pode tirar. É a paz sobre a qual Jesus se referia: "A minha paz vos dou". Toda a dúvida sobre o amor de Deus é excluída da nosa vida e passamos, naturalmente, a produzir os frutos desta convicção.

4 - AS PROVAS DE QUE SOMOS FILHOS DE DEUS:


O fato de sermos filhos de Deus e a convicção disto se evidencia por:

a) Profundo sentimento de amor a Deus que se expressa na alegria de fazer a sua vontade, de obedecer-lhe, de participar da sua Missão, de estar em comunhão com Ele;

b) Sentimento de amor ao próximo que se expressa na misericórdia, paciência, tolerância, hospitalidade, cuidado no falar, etc;

c) Na prática da justiça. O filho de Deus enxerga a injustiça, denuncia-a e tudo faz para que se restabeleça a justiça;

d) Ele nasce de novo para Deus. O pecado e suas consequências não o atraem mais. Sua escala de valores é centralizada em Deus e toda a sua vida é dirigida por Ele (Ef 2:1-6).


5 - CONCLUSÃO:

A convicção de que somos filhos de Deus pelo testemunho do Espírito Santo e pelo nosso próprio espírito, não nos leva a ser pessoas extasiadas e estáticas.

Ela tem uma razão de ser: dá-nos PODER como filhos e HERDEIROS de continuar a obra de Cristo sem temor. Faznos responsáveis na concretização do plano de Deus para a instauração de seu Reino neste mundo e nos impulsiona à ação.

Alienar-se ou acomodar-se é negar este PODER. É urgente que façamos uso deste maravilhoso dom, aprppriando-nos inteiramente dele!

 

tr?id=228531294253728&ev=PageView&noscript=1