Tel: (21) 2557-3542     |     Webmail     |     Webmail Pastores

You Tube

Ação Social para a Igreja Metodista é a expressão humana do amor de Deus. Segundo os Cânones, “é o esforço da Igreja para que na Terra seja feita a vontade do Pai. Isso acontece quando, sob a ação do Espírito Santo, nos envolvemos em alternativas de amor e justiça que renovam a vida e vencem o pecado e a morte, conforme a própria experiência e vida de Jesus Cristo”.

Principais objetivos da Ação Social: conscientizar o ser humano de que sua responsabilidade é participar da construção do reino de Deus, promovendo a vida; cooperar com a pessoa e a comunidade a se libertarem de tudo que a escraviza; e participar da solução de necessidades do ser humano como um todo.

Secretário Executivo Regional: Pr. Edvandro M. Cavalcante


Coordenação: Maria da Fé Silva Vianna


Apresentação

Tem como proposta discutir questões relacionadas ao racismo no Brasil e todas as suas consequências, conscientizando as pessoas sobre as ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população de matriz africana.

Atividades

Encontros e palestras a respeito de temas ligados ao combate ao racismo;
Projeto Orando por Justiça -  Promovido nos espaços das igrejas locais, com fins de intercessão por diversos temas ligados à prática da injustiça e a conflitos sociais envolvendo a sociedade.

Apresentação

Cabe à Secretaria Executiva Regional de Expansão Missionária organizar e coordenar os projetos dos segmentos que a compõem.

Atualmente, ela é formada pelos seguintes ministérios regionais:

Intercessão, Voluntários em Missão, Missões e Evangelismo, Apoio à Família e Câmara de Expansão Missionária. São priorizadas as ações do Ministério Regional de Missões e Evangelismo e do Ministério Regional de Voluntários em Missões. A Secretaria tem investido no Congresso de Missões, cujo objetivo é reunir evangelistas, coordenadores dos ministérios de Missões e Evangelismo das igrejas locais e pastores dos campos missionários ligados à Metodista do Estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria ainda tem se empenhado para garantir bons resultados por meio de visitas e suporte aos pastores dos campos missionários. Apesar das dificuldades enfrentadas, foram implementados projetos, visando fortalecer a presença metodista em cada município. Um exemplo disso foi a abertura de Igreja de Paraty. Com isso, a Igreja Metodista marca presença em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O alvo é uma igreja em cada bairro e um discipulado em cada rua, todo esse esforço tendo em vista a meta de um milhão de discípulos.

São realizados diversos pequenos encontros com lideranças das Federações, com as Secretarias de Ação Social e Educação Cristã, Ministério Regional de Discipulado, Escola de Missões e pastores superintendentes distritais com o objetivo de desenvolver um planejamento mais integrado, com menos encontros e mais parcerias.

Embora as atividades não tenham sido realizadas como programadas, tem sido estabelecidas importantes parcerias.

Assim, 70% das atividades e projetos serão realizados em conjunto com as Federações, Secretaria Regional de Educação Cristã, Escola de Missões, IMAS, Ordem Diaconal, Ministério Regional de Comunicação e Núcleo de Capacitação de Leigos.

A Secretaria Regional de Missões ainda propôs, conforme registrado no Planejamento Estratégico, o treinamento e envio de pelo menos 100 missionários transculturais até 2020. 

 

Oferta missionária

Durante todas as campanhas da oferta missionária promovida pela Metodista no Estado do Rio de Janeiro, os alvos não só foram atingidos, como também ultrapassados. Todo o montante arrecadado são em projetos aos quais foram previamente destinados.

Há em pauta uma parceria da Primeira Região com a Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos para a abertura e manutenção de uma frente missionária em Caiena, na Guiana Francesa, além de outros projetos da Região, como o do Peru. Uma equipe formada por representantes da 1ªRE, da Escola de Missões e da Igreja Unida esteve na Guiana Francesa para avaliar as necessidades do trabalho missionário naquele lugar. O objetivo é estabelecer uma Igreja Metodista naquela nação.

 

Programações

  • Participação no II Seminário de Missões na Igreja de Palmeiras, em Cabo Frio.
  • Participação no VII Congresso Brasileiro de Missões em Águas de Lindóia (SP).
  • Culto de gratidão a Deus pela vida dos voluntários 
  • Envido de oferta para ajudar na construção da Igreja em Araçoiaba (Remne).

 

Principais viagens missionárias

  • Manaus – Barco-hospital missionário: Quatro viagens, com cerca de 80 voluntários. Foram realizados cerca de 1.500 atendimentos médicos e cerca de 1.200 procedimentos odontológicos.
  • Missão Integral no Nordeste: Apoio ao ministério Ide por Cristo. A ação foi liderada pelo evangelista Sebastião Castro em parceria com o Imform. Em duas viagens, cerca de 4 mil pessoas ouviram sobre o Plano de Salvação.
  • Apoios a trabalhos em Belém (PA), à Igreja na Bolívia e à missionária Norma Rinele.

O Ministério Regional do Discipulado tem como objetivo ser suporte ao bispo Paulo Lockmann e às Regiões, atuando como agente motivacional e ajudando na consolidação das experiências com discipulado advindas de cada Região. Para tal, tem promovido e auxiliado no compromisso com o avanço missionário que a Igreja Metodista assumiu em seu último Concílio Geral.

O discipulado é definido pela Igreja Metodista como um estilo de vida em uma relação pessoal e comprometida onde um discípulo mais maduro ajuda outros discípulos de Jesus a se aproximarem mais Dele e assim frutificarem.

Todos aqueles que desejam fazer discípulos precisam estar dispostos a investir a sua vida na formação de outros, pois o discipulado só acontece através de relacionamentos pessoais e comprometidos, o que implica tempo junto entre discípulo e discipulador.

O discipulado que propomos para uma igreja ministerial procura desenvolver suas ações em três ênfases, conforme descrito no Plano Nacional Missionário, em uma de suas ênfases “Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santidade e serviço”.

Se o discipulado não cumprir a missão de ganhar vidas, transformar caráter e construir pessoas para o plano de salvação de Deus através de Jesus ficara devendo sua missão principal.

Isso significa que a salvação é a graça de Deus para a humanidade, é a base da fé crista. A santificação não é um caminho opcional para o metodista, é o compromisso cristão que se inicia com a aceitação da graça salvadora em Cristo Jesus.

https://www.facebook.com/discipulado1re

Visão

As sociedades não eram senão "um grupo de homens procurando o poder de piedade, unidos para orarem juntos, para receberem a palavra de exortação e para vigiarem uns pelos outros em amor, a fim de que possam auxiliar-se mutuamente a conseguir a sua salvação.

João Wesley

A visão de grupos pequenos é extraordinária. É a melhor maneira de unir discipulado, cuidado ao próximo e evangelismo.

Há um sistema de apoio e treinamento para encorajar vidas e crescimento.

Une as pessoas por meio de relacionamentos.

Envolve um ambiente em que a verdade se encontra com a vida.

Proporciona pastorado bem equilibrado, em que as pessoas recebem amor e são discipuladas.

A igreja com grupos pequenos deverá necessariamente ter seu início no pastor (a) responsável pelo ministério local. Se dele não partir a iniciativa, os grupos pequenos não poderão se desenvolver, pois o (a) pastor (a), sendo discipulador principal, é exemplo a ser seguido para o sucesso da visão ou fracasso e não implantação da mesma.

O (a) pastor (a) buscará levantar seus discípulos principais para constituir um grupo de liderança ministerial, o qual vai gerar, a partir de si, todos os outros grupos de discípulos na Igreja local, constituindo na mesma um organismo vivo grandioso. Cada discípulo do(a) pastor (a), após o discipulado e treinamento adequado, levantará os seus Grupos Pequenos.

Os ministérios e grupos societários locais deverão estar totalmente envolvidos com a visão de discipulado e grupos pequenos. Isso vai requerer do (a) pastor (a) um total envolvimento, bem como a busca de estratégias que levem toda igreja local a participar e a amar a visão de discipulado e grupos pequenos, pois é algo profundamente bíblico; essa é a visão de Jesus, revelada pelo Espírito Santo a João Wesley, na Inglaterra, no século XVIII. Todos devem estar envolvidos: crianças, juvenis, jovens, mulheres, homens, terceira idade, pois a ordem de Jesus foi bem clara para Igreja: “Ide e fazei discípulos”, e não meramente membros: Ninguém deve ficar de fora desse novo mover do Espírito sobre sua Igreja, pois todos nós somos chamados por Deus em Cristo Jesus para sermos seus discípulos (as).

Devemos também entender que esta visão de Discipulado e Grupos Pequenos é também familiar, ou seja, deve ser desenvolvida com toda família. Devemos falar da visão de Discipulado e Grupos Pequenos dos púlpitos, (através dos sermões), em retiros, seminários internos trimestrais, palestras. Enfim, devemos amar, conservar e divulgar a visão de Deus para que a Igreja venha a entender, participar, amar e frutificar.

A Igreja com grupos pequenos desenvolverá programas e metas, sempre visando ao seu crescimento até impactar a sua cidade e a sua nação. Uma Igreja com grupos pequenos terá sempre sua membresia multiplicada de forma maravilhosa. Deus ama esta visão e nos tem dado como modo de vida.

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenando. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.18-20

Rev. Carla Simone Ferreira Alves Rosa

Coordenadora do Ministério Regional de Discipulado

Rev. Clinger Cosme Campos

Secretário Executivo para o Curso de TDM

Retiro de pastores novos com ênfase na prática do discipulado com pastores de até 5 anos de ministério.

Produção de material manual de iniciação e orientação do discipulado, lançado em 2014, com vistas à motivação e instrução acerca da dinâmica do discipulado. Ele visa fornecer elementos básicos do discipulado e de maneira objetiva esclarece os passos essenciais para a sua implantação. E, também, reformulamos os fascículos do TDM que agora se encontra em 3 volumes.

Encontro Regional do Discipulado

Café com Pastores nos Distritos

O discipulado atua nesses eventos em momentos de comunhão, ensino e aprendizado nos “Cafés com pastores” nos distritos e até em outras regiões, na qual podemos compartilhar e tirar dúvidas.


Conteúdo...

 

Por meio das instituições sociais, a Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro põe em prática a visão que acompanha a história do Metodismo no Brasil, afirmando sua responsabilidade cristã pelo bem-estar integral do homem. A fim de cumprir seu compromisso social, vem mantendo importantes trabalhos institucionais, apesar das dificuldades.

A Educação Cristã da Missão na Igreja Metodista é um processo dinâmico para a transformação, libertação e capacitação da pessoa e da comunidade. Segundo a definição dos Cânones, “ela se dá na caminhada de fé e se desenvolve no confronto da realidade histórica com o Reino de Deus, num comprometimento com a Missão de Deus no mundo, sob a ação do Espírito Santo, que revela Jesus Cristo segundo as Escrituras”.

Os principais objetivos da Educação Cristã são: proporcionar formação cristã, preparar o cristão para viver no Espírito de Deus nas suas relações e os levar a se integrarem na prática missionária à luz do Evangelho e da realidade social.

Secretária Executiva Regional: Deise Marques

A Escola Dominical da Igreja Metodista é a agência responsável por reunir os membros da Igreja Local e as pessoas interessadas na mensagem cristã, em classes de estudo, de acordo com as faixas etárias ou por áreas de interesse. O objetivo é proporcionar uma experiência de contínuo crescimento no conhecimento do Evangelho e das doutrinas da Igreja Metodista, capacitando os participantes a exercerem a fé e a praticarem o testemunho cristão na sociedade. Todas as atividades da Escola Dominical têm como finalidade a educação cristã.

Coordenadora: Pra. Thaiana Assis (biênio 2016/2017)

Objetivos da Escola Dominical na 1aRE:

Promover o desenvolvimento e fortalecimento das escolas dominicais nas igrejas locais e fomentar a formação de pessoas que trabalham na Escola Dominical.

Projetos/Atividades: 

  • Coordenar a campanha regional de Escola Dominical
  • Dialogar e visitas às igrejas locais, bem como outros organismos afins no que diz respeito à ED Parcerias com o Departamento Regional de Trabalho com Crianças (DRTC), Federações dos Grupos Societários e demais segmentos da igreja
  • Cursos de formação para professores e coordenadores de Escola Dominical em nível distrital
  • Desenvolvimento e implantação de um espaço de formação continuada para pessoas que trabalham ou tenham interesse em trabalhar na Escola Dominical

Link relacionado Facebook: www.facebook.com/EscolaDominicalMetodista1RE

Contato:  WhatsApp: (21) 999 525 228, (21) 980 053 383

O DRTC da Igreja Metodista (1ªRE) é formado pela Coordenação Regional e pela Equipe de Coordenadores Distritais do Trabalho com Crianças. Os principais objetivos são: buscar a unidade de ação nas igrejas metodistas locais, em consonância com os documentos da Igreja Metodista, orientando, apoiando, capacitando e promovendo atividades que contribuam para a formação das pessoas que se dedicam ao trabalho com os pequeninos e para a vivência dos valores do Reino de Deus pelas crianças.

Coordenadora: Lúcia Assis

 

Projetos:  

  • Capacitação anual de Coordenadores Distritais 
  • Dia Regional de Oração pela Criança
  • Conferência Regional
  • Encontro de Crianças
  • Capacitação de Lideranças Locais

 

Links relacionados:

Facebook: DRTC da Igreja Metodista da 1ª Região

 

Contatos:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

tel: (21) 98771-3859

 

Com mais de 20 anos de trabalhos prestados à Região, o Núcleo de Capacitação surgiu de uma iniciativa do Concílio Regional com o objetivo de expandir a Educação Cristã e Teológica. Ao longo desse tempo, sua coordenação tem se preocupado em atender às solicitações e necessidades da Missão por meio de cursos e outras atividades especifícas. Inúmeras pessoas já passaram pelo Núcleo, tanto na sede, que agora funciona no ICP (antes era no Instituto Bennett), quanto nos espaços espalhados pela Regiao, em torno de 20, onde também os trabalhos são realizados. Para atender aos novos tempos, o Núcleo está em fase de reestruturação. A coordenação pretende, com essa iniciativa, expandir suas atividades por meio do fortalecimento dos Núcleos do Interior.

Coordenação Regional dos Núcleos de Capacitação Missionária

Instituto Central do Povo (IMAS-ICP)

Rua Rivadávia Correia 188 – Gamboa – Rio De Janeiro

Tel. 22051210

Coordenador – Diác. Livingstone dos Santos Silva

Equipe

Pr. Nelson Marriel

Diác. Marcelo Gonçalves

Diacª. Vera Cardoso dos Santos.

Nossas atividades, em processo de planejamento, serão focadas nos cursos de formação incial e continuada, além de qualificação, para os vários quadros da igreja. Atualmente desenvolvemos o curso para evangelista em vários dos Núcleos Distritais. Em breve, ele também será oferecido na modalidade a distância (EAD).

Já o curso de formação para o diaconato funciona em duas turmas: uma no ICP e outra no Núcleo de Volta Redonda. A graduação e formação pastoral, no entanto, está ainda em fase de conclusão sob a incumbência do Seminário Cesar Dacorso Filho.

Com a criação da 7ªRE, entretanto, foi necessário descentralizar a Coordenação do Núcleo de Capacitação.  Dessa forma, deu-se início à implementação de outra estrutura nos mesmos moldes da 1ªRE para nova Região.

  • Evangelistas
  • Formação para o Diaconato
  • Cuidadores de Idosos
  • Professores de Escola Dominical
  • Gestor de Escola Dominical
  • E outros cursos de capacitação e atualização
.

 

A Federação Metodista de Mulheres é um órgão da Igreja Metodista que tem por finalidade unir as Sociedades Metodistas de Mulheres da 1ª Região Eclesiástica cooperando, orientando e apoiando o seu trabalho na igreja local. O grupo tem como mote: “Viver para servir”.

A visão da federação é ter mulheres que busquem a santificação, sejam conscientes de seu chamado e da sua missão na família, na igreja, na sociedade e na obra missionária. Dessa forma a federação entende que a sua missão é capacitar mulheres para participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo e orientá-las no planejamento e desenvolvimento de atividades que promovam o cuidado integral da mulher.

 

Para o biênio 2016/2017 o tema é: “Mulheres marcadas por Deus produzem frutos de uma vida santificada”.

 

Mesa diretora biênio 2016/2017:

Presidente: Fátima Regina Carneiro Da Silva

Vice-Presidente: Sonia Teixeira Soares

Sec. Atas: Selma Maria Da Silva Fernandes

Sec. Correspondência: Judith De Souza Cordeiro

Tesoureira: Selma Maria Silva De Oliveira

Ass. Financeira: Marilda Macieira De Medeiros

Ag. Voz Missionária: Denize Ornelas Pereira

Ajudante Ag. Voz Missionaria: Evanir Silva Simões Dos Santos

Pastora Assessora: Giselma Souza Almeida Matos

 

Projetos:

  • Mais uma para Jesus
  • Quinta feira de Preto - Eu digo não à violência contra a mulher
  • Encontro Regional

 

Link relacionado:

Facebook: www.facebook.com/Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres - 1ª Região Eclesiástica

A Federação de Jovens é o ministério regional que tem a finalidade de desenvolver estratégias para o trabalho dos jovens metodistas em todo estado do Rio de Janeiro.

 

Mesa diretora biênio 2016/2017

Presidente: Luis Moura

Vice-presidente: Ida Brown

Secretária de Atas: Priscila Dantas

Secretário de Comunicação: Bruno Nogueira

Assessor Financeiro: Cristiano Silva

 

Projetos e atividades:

  • Voluntários em Missão
  • Projeto Estônia
  • Festa da Mocidade
  • Projeto Momento de Deus para Missões
  • Vigília regional de jovens

 

Contato:

Face: www.facebook.com/1re.juventudemetodista

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Federação de Juvenis é responsável por todas as Sociedades de Juvenis (adolescentes de 12 a 17 anos) Metodistas no Estado do Rio de Janeiro, organizando eventos missionários, de capacitação, de lazer, de comunhão entre outros.

 

Mesa diretora biênio 2016/2017

Presidente: Daniel Carvalho

Vice Presidente: Julie Anne

Secretária de Comunicação: Moara Abbayomi

Secretária de Atas: Juliana Thomaz

Assessor Financeiro: Phelipe Fernandes

 

Projetos e atividades:

  • JuMeMi
  • Juvenília Regional
  • Vigílias Regionais
  • Festa dos Juvenis
  • CaLiJu Regional

 

Contato:

Site: www.femeju1re.com.br

Instagran: jumemi2015

Face: www.facebook.com/femeju1re

O culto de abertura do 1º Concílio Regional da Igreja Metodista na 7ª Região Eclesiástica foi marcado pelo entusiasmo e alegria dos conciliares. Iniciado hoje (10), às 14h, na Escola de Missões em Teresópolis, a assembleia contou com a oração e leitura do Salmo 96.1-9 pelo pastor Warley Rosa. A celebração seguiu com um momento de confissão e arrependimento, depois de ter sido lido o texto de Daniel 9.1-6.  Cerca de 300 delegados, entre clérigos e leigos, participam desse momento histórico na vida da igreja.

O 42º Concílio Regional, num processo eleitoral inédito, depois de  21 escrutínios, elegeu a sua lista tríplice ao Concílio Geral. Estão sendo indicados para o episcopado da Igreja Metodista pelo Concílio Regional da Primeira Região Eclesiástica os seguintes nomes: Paulo Rangel ( 295 votos), Hélio de Oliveira (286 votos) e Ronan Boechat de Amorim (286 votos)

tr?id=228531294253728&ev=PageView&noscript=1